top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar

Teoria dos 5 movimentos (elementos) segundo Nagano

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Entre os estudantes da acupuntura japonesa é muito comum ouvir sobre os pontos dos 5 elementos e seus respectivos pontos dos shu antigo (Ting, Yong, Yu, King, e Ho) que tem ligação com a regulação de passagem do Ki/Qi nos meridianos.

Cada pontos esta ligado com um movimento respectivo a cada elemento (madeira, fogo, terra, metal e água), Shohaku Honma desenvolver o estilo Keiraku Chiryo (terapia dos meridianos) danda enfase a regulagem deses 5 pontos como tratamento principal.

PONTOS DOS 5 ELEMENTOS DE NAGANO.

  • Ponto Fogo: Esta ligado com processo inflamatório e congestivo e edematoso no órgão interno a que pertence (meridiano correspondente). Nagano recomenda a utilização do ponto água para "apagar" o fogo e assim equilibrar o processo inflamatório de acordo com órgão que esta afetado. Alem que o ponto fogo é utilizado como forma de diagnostico do meridiano junto com os pontos de alarme.

Exemplo: Processo inflamatório utiliza os pontos água para conter a inflamação


  • Ponto Metal (Ponto Ki, Ponto energia de Nagano): O ponto metal esta ligado com o livre fluxo de Ki do meridiano em si. O ponto metal age diretamente no metabolismo celular (respiração celular), assim como na respiração pulmonar (elemento metal rege o pulmão). Portanto é responsável pelo fluxo de Ki e ajuda muito na circulação sanguínea e linfática. Então se o paciente demonstra um estagnação de Ki seria interessante utilizar o ponto metal do meridiano acometido.

Exemplo: Para estgnação de Ki utiliza o mental para mover o Ki


  • Ponto Água: Esta ligado diretamente com a circulação de água e sua distribuição no organismo, sendo ideal para equilibrar os efeitos do desequilíbrio dos pontos fogo. os pontos aga conseguem interferir nos estados congestivos, inflamatório (água apaga o fogo), circulatórios pela sua atuação na rede de distribuição de água no organismo.

Exemplo: Para melhoras os estados inflamatórios utiliza-se o ponto água


  • Ponto Madeira: Segundo Nagano, o ponto madeira atua como um elemento reforço no tratamento de paralisia e parestesia (formigamento). trabalham em conjunto com ponto água para equilibrar o movimento fogo

Exemplo: Paralisia utiliza-se ponto FOGO + ponto Água + ponto Madeira


  • Ponto Terra: Esse ponto só é utilizado para reforçar o efeito terapêutico dos pontos metal, reguladores da respiração celular e pulmonar, assim como da circulação sanguina e linfática.

Exemplo: Distúrbios respiratórios utiliza-se os pontos do movimento Metal + o ponto Terra




120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page