Exatamente!
No Japão no período Edo (sec. XVII ao século XIX) apareceram os estilos de tratamentos por instrumento metálicos de toque, sendo aceito e popularizado como terapia eficiente durante a era Showa.
A técnica consiste deslizamento na pele ou leves toques (percussão) com objetivo de estimular os canais de energia do organismo (meridianos), muito bem aceita no ramo da pediatria e para aqueles que tem medo das finas agulhas de acupuntura.
• Efeitos Fisiológicos:
- Controla o PH sanguíneo.
- Harmoniza o sistema nervoso autônomo
- Permite um sono melhor e alivia o estresse
- não provoca efeitos colaterais .
Os métodos mais utilizados dentro da acupuntura sem agulhas são o método shonishin (acupuntura para criança), que utilizam ferramentas metálicas.
Existe um outro método muito conhecido chamado Mubun Dashin, que utiliza dois "pinos" de metal ou madeira que se chama uchibari, sua função é fazer estimulos nos pontos de acupuntura e na região abdominal.
Uma outra técnica conhecida são os fios Itami-ki, nas pontas tem dois imãs neo-díminio que faz a função das agulhas tradicionais
Nesse post apenas citei alguns dos métodos, existem mais variações de técnicas dentro da acupuntura japonesa que não se utilizam agulhas.
Você conhecia algumas dessas técnicas?
Deixe nos comentários .
Até próxima caros amigos e amigas do mundo da Acupuntura
Ja ne~
🙏.
Muito interessante