top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar

Acupuntura japonesa: Harikikigaki - o livro dos parasitas de 1568.


Harikikigaki é um livro considerado tesouro nacional e patrimônio cultural do Japão, que está sob os cuidados do Museu Nacional de Kyushu. Escrito pelo médico de acupuntura Ibaraki Genkyou no país de Settsu ( atualmente Osaka) . O livro foi ilustrado com um total de 63 parasitas, sendo o maior atrativo deste obra única na literatura japonesa.

Segundo a medicina japonesa, quando uma pessoa esta com sua energia de defesa fraca e fica por muito tempo exposto a ambientes que causa doenças como por exemplo frio, umidade, calor, secura vento e etc; o paciente acaba sendo “invadido” pelos insetos (mushi) e assim causando possíveis doenças no seu hospedeiros.


A medicina tradicional japonesa tem varias técnicas para poder expelir esses insetos invasores uma delas é muito utilizado na pediatria que é o Shonishin.

Esses mushis eles são responsáveis por desequilibras nosso Ki (energia vital) e xue (sangue) acabando adoecendo o paciente e principalmente crianças.


O harikikigaki é um livro que na época seria uso restrito para os médicos japoneses, hoje em dias devido a grande globalização, o ocidente acabou tendo acesso a medicina milenar japonesa que para os médicos ocidentais muitas vezes não fazem sentidos as observações em relação as teorias ocidentais de cura.






66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page