top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

Principais Pontos para Depressão.

Atualizado: 29 de mar. de 2022



Sabemos que quanto mais tempo que se passa a tendência aumenta em nós desenvolvermos ansiedade e depressão, porém essa doença ela não está acometendo só nos tempo de hoje, na asia antiga também aconteciam problemas emocionais, com menos frequência mas já existiam.

Na maioria das referências encontradas dentro da medicina tradicional chinesa e japonesa, a depressão está relacionada com um fenômeno de excesso, pelo menos nos seis estágios iniciais, com estagnação do Ki do elemento madeira sendo a patologia principal e fundamental desse tipo de doença.


Quando falamos em padrões de excesso vale lembrar que existem outras formas de excesso no organismo como estagnação de Ki transformando em calor, estagnação de fleuma e do xue (sangue). Coloca-se um grande foco na estagnação de Ki de fígado quando estamos falando em seis estágios iniciais.

Porém sabe que tudo na natureza que tem a tendência ficar por muito tempo em um lado da balança é inevitável o seu caminho oposto começar aumentar, Nei Jing já falava isso, mas, o que isso quer dizer?

Dentro da lei do Yin e Yang tudo que tem a tendência ficar muito yang, automaticamente yang começa enfraquecer e em seguida começar surgir o aspecto yin. Uma pessoa que corre incansavelmente (movimento = yang) por muito tempo contínuo, vai chegar uma hora que ele vai ter que parar ou até mesmo desacelerar (movimento yin), isso mostra a troca equivalente entre yin e yang.

Dentro da depressão, nos estágios posteriores da doença, o excesso pode se transformar em deficiência, gerando depressão mental de aspecto deficiente e não por excesso. De fato o calor pode lesar o yin levando uma deficiência de yin do Rim, a fleuma pode prejudicar o baço, causando deficiência de baço e assim por diante.

Estagnação e depressão mental são quase sinônimos, lembrando que toda depressão é uma estagnação de Ki, basta identificar em que período se encontra a doença.

Principais pontos para tratamento da depressão na acupuntura.

  • P7 - 太淵(渊) (Lieque) – Ponto responsável por fazer seleção e troca do Qi na cabeça (Qi puro sobe e Qi impuro desce), no nível psíquico ilumina a mente e eleva humor. Indicado para qualquer tipo de desequilibro energético.


  • Ig4 - 合谷 (Hegu) – Acalma a mente, regula ansiedade combinando com F3, DU24 e VB13. Utilizado essa combinação quando o paciente demonstra depressão junto com ansiedade.

  • E36 - 足三里 (Zusanli) – ótimo tonificante da mente, eleva humor em pacientes deprimido com fundo de deficiência do Qi/Xue.

  • E40 - 豐(丰,豊)隆(隆) (Fenglong) – Abre orifícios da mente, muito indicado para pacientes com comportamento maníaco.

  • B42 - 魄户 (Pohu) – Um dos principais pontos para pacientes que esta pensando suicida (três cadáveres flutuando), incluindo tristeza, aflição, opressão no tórax, depressão. Sendo ponto fortemente ligado com a alma PO, paciente que demonstra sinais de depressão relacionado com pulmão.

  • B44 - 神(神)堂 (shentang)- Insônia, ansiedade, inquietação mental, tristeza, pesar e preocupação.

  • B47 - 魂門(门) (Hunmen) – Medo, depressão, insônia, sonhos excessivos, falta de senso de direção na vida. Essa pontos trata emoções relacionado com fígado, como frustração prolongada e ressentimento que não passa.

  • B52 - 志室 (Zhishi) – Pacientes que não tem motivação, falta de impulso, e falta força de vontade. Esse ponto esta ligado com RIM, pacientes que não tem vontade para fazer nada ou ate mesmo de não iniciar nenhum tipo de tratamento para sair desse quadro, falta força de vontade para a pessoa mudar o seu quadro ou iniciar qualquer tipo de atividade.

  • Du12 - 身柱 (Shenzhu) – Agitação, fala incoerente, ver fantasmas, delírio, fúria de matar as pessoas.

  • Du16 - 風(风)府 (FengFu) – Comportamento maníaco, fala incessante, andar de um lado para outro, vontade de cometer suicídio, tristeza e medo. Indicado para pacientes que tem junto com ansiedade pensamentos mórbido.



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page