top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

Doce é o sabor da terra.



O Su Wen diz que “a Terra produz os sabores doces” (Veith, 1972, p. 119). A maioria das pessoas associa o gosto doce com o gosto forte açucarado de balas, bolos, chocolate e outros alimentos comuns no Ocidente.


O sabor

doce descrito pela medicina chinesa antecede o surgimento do açúcar branco e é um sabor mais sutil.


O sabor doce é encontrado em muitos alimentos diferentes, tais como:

- Arroz

- Cenoura

- Milho

- Frango

- Repolho

- Abóbora

- Amendoim


Segundo a matéria médica herbácea da fitoterapia chinesa, o gosto doce exerce um efeito de fortalecimento sobre o corpo.


O doce também é o sabor predominante do leite materno. É a única nutrição dos bebês nos primeiros meses de vida e os faz crescerem fortes e saudáveis. Se as pessoas comerem uma quantidade equilibrada de alimentos com esse sabor sutil, terão, à semelhança do efeito do leite materno, um efeito de fortalecimento em seu Ki/Qi


Entretanto, muitas pessoas não se limitam a comer uma quantidade pequena desse sabor e começam a ansiar por grandes quantidades de alimentos doces. Comer doce demais enfraquece o elemento Terra, o Estômago e o Baco.


A fraqueza do Estômago e do Baço, por sua vez, cria uma ânsia mais intensa por alimentos com sabor doce. Produz-se, assim, um círculo vicioso. Em geral, quanto mais esgotada fica a Terra, mais desejamos coisas doces e, de modo correspondente, mais deficientes se tornam o Estômago e o Baço.


Então como pode ser feito para ajustar o elemento terra ?


Procure consumir as quantidades adequada dos alimentos listado acima , principalmente depois de um dia intenso de estudos e de trabalho. Se mantermos uma alimentação de característica doce em nossa refeições de forma equilibrada, evitamos que o elemento terra fique em deficiência, amenizando os quadros de cansaço físico e mental e ajuda nos pensamentos tais como a preocupação.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page