top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

BP6 - O ponto da mulher ( os três yin da perna).


Esse é um dos pontos mais importantes, com uma ampla esfera de ação. Em primeiro lugar, tonifica o Baço e pode ser utilizado em todos os padrões de deficiência do Baço, como pouco apetite, fezes amolecidas e cansaço.

Em particular, combinado com E-36 (Zusanli), tonifica fortemente o Aquecedor Médio, sendo extremamente efetivo para tonificar o Qi e o Sangue, a fim de aliviar o cansaço crônico. Além de tonificar o Qi, BP-6 é um dos principais pontosa resolver a Umidade, seja ela associada ao Calor ou ao Frio, particularmente no Aquecedor Inferior. BP-6 também apresenta uma ação específica na função urinária com relação à obstrução da Umidade no Aquecedor Inferior.

É indicado para sintomas urinários causados pela Umidade no Aquecedor Inferior, tais como:

dificuldade urinária, micção dolorida com urina turva ou retenção urinária. Tal ponto apresenta uma ação maravilhosa ao "suavizar" as obstruções e aliviar a dor. BP-6 é o ponto de cruzamento dos canais do Baço, do Fígado e do Rim, em particular, ele pode ser utilizado para promover o fluxo suave do Ki do Fígado quando este estiver estagnado, particularmente no Aquecedor Inferior, com sintomas como dor e distensão abdominal, constipação com fezes em pequenos pedaços e menstruação dolorida. Principais Ações: - Fortalece o Baço. - Resolve a Umidade. - Promove a função do Fígado e suaviza o fluxo do Qi do Fígado. - Tonifica o Rim. - Nutre o Sangue e o Yin. - Beneficia a micção. - Regula o útero e menstruação. - Move o Sangue e elimina estase. - Esfria o Sangue. - Interrompe a dor. Principais Indicações: - Sensação de peso, edema, plenitude abdominal. - Distensão abdominal, abdome frio, dor umbilical. - Tontura, visão turva, tinido. - Menstruação irregular, infertilidade, sangramento uterino excessivo, menstruação dolorida. - Massas abdominais, menstruação dolorida. Gostou do ponto ? Até a próxima amigos e amigas da acupuntura . Ja nē ~

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page