Pulmão e o Ki “defensivo”
O pulmão tem como objetivo de espalhar o que chamamos de qi “defensivo” (wei Qi) para o corpo todo, esse qi defensivo é uma fração do nosso qi total que nutri a camada ente pele e músculo evitando a invasão de fatores patogênicos como vento, secura e umidade. Caso a uma falha nesse sistema de defesa o pode ocorrer quadro de infecções e articulações doloridas.
Se a pessoa que fica muito exposta ao vento/frio da época de outono e não se proteger adequadamente o qi do pulmão acaba se esgotando, ocorrendo falha no sistema de defesa energética resultando em resfriados, gripes com frequência e ficar mais propensa a ter reações alérgicas. Que é muito comum na estação do ano como outono.
Pulmão como órgão “frágil”.
Para a medicina tradicional chinesa o pulmão ele está mais exposto com meio externo do que os outros órgãos, fazendo o que se torna um órgão vulnerável aos ataques externos climáticos. Na china é comum nas épocas frias eles usarem mascaras para impedir a penetração do ar frio e gelado diretamente com o pulmão.
Informação muito importante para termos consciência de todo nosso trata respiratório, desde das vias aéreas superior ate brônquios, e pulmão como todo.
Referencia:
- AUTEROCHE. B.O diagnóstico na medicina chinesa. São Paulo, Andrei, 1992.
- HICKS, et al. Acupuntura constitucional dos cinco elementos. Rio de Janeiro, Roca, 2011
- TSE. LIN CHIEN. Medicina esotérica chinesa. São Paulo, Ícone, 2013
Comments