top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

Pulmão como energia defesa.



Pulmão e o Ki “defensivo”


O pulmão tem como objetivo de espalhar o que chamamos de qi “defensivo” (wei Qi) para o corpo todo, esse qi defensivo é uma fração do nosso qi total que nutri a camada ente pele e músculo evitando a invasão de fatores patogênicos como vento, secura e umidade. Caso a uma falha nesse sistema de defesa o pode ocorrer quadro de infecções e articulações doloridas.


Se a pessoa que fica muito exposta ao vento/frio da época de outono e não se proteger adequadamente o qi do pulmão acaba se esgotando, ocorrendo falha no sistema de defesa energética resultando em resfriados, gripes com frequência e ficar mais propensa a ter reações alérgicas. Que é muito comum na estação do ano como outono.


Pulmão como órgão “frágil”.


Para a medicina tradicional chinesa o pulmão ele está mais exposto com meio externo do que os outros órgãos, fazendo o que se torna um órgão vulnerável aos ataques externos climáticos. Na china é comum nas épocas frias eles usarem mascaras para impedir a penetração do ar frio e gelado diretamente com o pulmão.

Informação muito importante para termos consciência de todo nosso trata respiratório, desde das vias aéreas superior ate brônquios, e pulmão como todo.


Referencia:

- AUTEROCHE. B.O diagnóstico na medicina chinesa. São Paulo, Andrei, 1992.

- HICKS, et al. Acupuntura constitucional dos cinco elementos. Rio de Janeiro, Roca, 2011

- TSE. LIN CHIEN. Medicina esotérica chinesa. São Paulo, Ícone, 2013



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page