top of page
  • Foto do escritorCaio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

Jaki - Energia perversa (邪気)

Existe um termo muito usado dentro da acupuntura japonesa que se chama Jaki (鍼灸邪気), que seria uma "energia" perversa ou "maligna" que atrapalha o fluxo de energia Ki (qi).

Vamos falar da etimologia da palavra: Jaki significa literalmente "a energia má do Ki". Nos livros clássicos, reportam que o jaki é 'referido como a tensão abdominal que aparece na hora que fazermos palpação, a analise do abdômen é muito utilizado dentro da acupuntura japonesa inclusive na escola Mubun Dashin.

A formação do jaki é resultado ou a união do Oketsu (sangue gelatinoso) com o Doku ("veneno" fisiológico tóxico), que em breve vou falar mais desses dois termos (oketsu e doku) aqui no blog, além desses dois fatores tem também a energia emocional que contribui a formação de jaki, ou seja:


Formação Jaki: Oketsu + Doku + Emocional.

O jaki penetra no corpo e prende-se a região do abdômen onde inicia o consumo da energia Yin causando deficiência de Yin, o resultado dessa deficiência seria o descontrole da energia do calor interna que se torna caótica, com isso acaba causando dando nos órgãos interno podendo dirigir-se para a parte superior ou inferior do corpo (através do meridianos).

Existe dois tipos de jaki:

  • Jaki Yang: Regiões no abdomen que demonstra sinais de calor

  • Jaki Yin: Regiões no abdômen que demonstra frio, sensação de gelado.


Então é muito importante o nosso hara (abdômen) fique sempre aquecido, mantendo a ausência de sinais de muito calor ou frio, por isso as técnicas japoneses tem muito enfase na região abdominal, todo momento acupunturista japoneses estão averiguando esses sinais do abdômen.


Interessante né ? deixe no comentário e compartilhe com os amigos

Ate a próxima amigos e amigas da acupuntura.













45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page